terça-feira, 31 de agosto de 2010

A LUZ NA FOTOGRAFIA





LUZ NATURAL



A luz natural é proporcionada pelo sol, que pode incidir diretamente ou indiretamente sobre o assunto. O aspecto da luz solar pode variar de acordo com o horário e o tempo, resultando nos mais diversos aspectos à sua fotografia.





 Ao amanhecer, por exemplo, provoca tons quentes, com cores avermelhadas ou alaranjadas que são muito agradáveis para paisagens. A intensidade da luz logo pela manhã e à tarde é mais fraca, e produz imagens com boa definição e detalhes definidos, sem exagerar no contraste.





Nestes horários, a luz incide de forma lateral, iluminando diretamente os objetos fotografados e criando sombras que dão volume e realçam as formas dos elementos da fotografia. No pôr-do-sol, observe com paciência todas as variações de tonalidades e cores que vão ocorrendo e aproveite, pois são momentos em que podemos conseguir belas imagens!



LUZ DURA E LUZ SUAVE

Nas primeiras horas da manhã e à tarde a luz é mais suave, ou seja, mais fraca, como também direcionada. A iluminação durante o resto do dia tem intensidade mais forte, produz imagens com sombras densas e também causa o efeito de "estourar" a imagem, em que áreas mais claras da foto perdem totalmente a definição e ficam totalmente brancas. Este tipo de iluminação é chamada de luz dura.


No exemplo acima podemos observar uma foto com uma iluminação dura. Note a forte sombra que cobre a parte da lateral da ponte. Isto é resultado da forte luz que incide lateralmente sobre ela. Observe também que, nas bordas laterais superiores, a luz forte que incide diretamente "estoura" o local, criando áreas praticamente sem definição e cor. Evite fotos ao ar livre nos horários em que o sol é muito forte, pois além da iluminação dura, a direção de cima para baixo do sol a pino causa sombras fortes e fotos escuras.

Uma boa solução quando precisamos fotografar ao ar livre é colocar o assunto embaixo de uma sombra ou  dar preferencia a assuntos que já estejam posicionados  debaixo de uma sombra suave. Você pode utilizar uma árvore ou qualquer outro local onde a luz não incide diretamente, pois neles a iluminação é mais suave, produzida por raios solares indiretos. As imagens obtidas com esta iluminação têm boa definição e realçam os contornos e detalhes do asunto, como na foto abaixo.




Dias nublados também nos fornecem luz suave. As nuvens funcionam como um difusor, suavizando os raios solares e tornando a luz mais fraca.


A LUZ ARTIFICIAL


Além da luz natural, podemos usar outras fontes para iluminar nossas fotografia. Na maioria das vezes, usamos uma luz artificial quando a luz natural não é suficiente para iluminar a cena fotografada, como dentro de um ambiente fechado, ou em cenas noturnas.

A fonte de luz artificial mais usada é o flash eletrônico. Atualmente, todas as câmeras amadoras e semi-profissionais já tem um embutido no corpo da câmera, e funciona de maneira automática. Qualquer outra fonte de luz pode ser usada para iluminar uma cena a ser fotografada, como um holofote, lâmpadas, velas... São as chamadas "fontes de luz contínua".

COR DA LUZ

Um detalhe importante que deve-se observar quando se usa iluminação artificial é a temperatura de cor. Ela é medida em graus Kelvin e indica. A luz do meio-dia, com temperatura de 5500º Kelvin, é a que mais se aproxima da luz branca.


Fontes de luz com temperaturas mais baixas, como um holofote em uma peça de teatro, uma lâmpada incandescente, ou uma vela, têm temperatura de cor de 4000º Kelvin, que produz luzes amareladas, tons "quentes". Por outro lado, a luz "fria" de tem temperatura maiores, de aproximadamente 8000º Kelvin, produzindo tons azulados.



Fonte: http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/
          Arquivo e acervo próprio.
   


Próximo tópico:  MODOS DE FOTOGRAFIA


Abraços a todos

Gilberto

Um comentário:

  1. Gilberto, considero super úteis as informações e dicas repassadas com tanta propriedade por vc neste espaço.
    Que bom ver o quanto entende deste assunto! Isto realmente reflete no seu trabalho.
    Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos!
    Um abraço!
    Chiquinha

    ResponderExcluir

Cine & Foto - Submarino.com.br