sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CELEBRANDO UMA GRANDE MULHER!


“Gilberto, continue firme e não amoleça; eu sempre vou estar ao seu lado”.

Esta frase eu sempre ouço nos momentos difíceis em que, vez ou outra, meus pensamentos insistem em me importunar.

São doces e fortalecedoras palavras que minha mulher me diz quando sinto que o amanhã parece invisível. Quando isso acontece, geralmente não estou sentindo nenhum tipo de dor, são aqueles momentos em que baixa uma espécie de tristeza, e minha consciência insiste em me mostrar a realidade. Não que eu fuja dela, pelo contrário, sou até muito realista. No entanto, prefiro viver o hoje com mais força, deixando o amanhã para o futuro. Nessas horas - eu sempre deitado - a Elzi chega sem que eu esteja esperando, observa que estou chateado, me afaga e me diz as palavras acima. Depois permanece um tempo comigo naquela posição. Nesse momento fico calado. Continuo calado, não consigo falar nada. Quando a Elzi me diz isso, ela tem consciência que sei de tudo que está acontecendo, e o que vai acontecer, porém ela sabe também que estas palavras me confortam muito.

Desde que comecei a fazer uso deste blog para relatar minhas experiências, vocês, meus amigos, têm acompanhado minha saga. Verdadeiramente passo a vocês a maneira com que encaro os desafios; sempre com muita Fé e muito otimismo. Mas esta minha postura só está sendo possível pela confiança que tenho em Deus e onde agradeço à minha família pela semente plantada e pela estrutura que existe ao meu redor. Falo tanto da estrutura física quanto da psicológica.

Em estrutura física, sou privilegiado. Tenho tudo que é necessário para viver e lutar com dignidade. Quanto ao apoio psicológico, sou mais afortunado ainda, pois tenho vários médicos que me assistem e inúmeros amigos que torcem e oram por mim, sem contar minha família, que é maravilhosa. Porém, hoje gostaria de me referir à minha esposa. Ela, sim, é a responsável maior pela minha sobrevivência!

Grandes são as mulheres. Já dizia o nobre compositor que é mentira absurda a mulher ser o sexo frágil. Ele, Erasmo Carlos, eternizou a grandeza delas, com a canção: Mulher (Sexo Frágil). Nela, o amigo do rei, afirma que a “força” está com a mulher que faz parte de sua rotina e que sua sabedoria não tem preço. O autor prossegue enaltecendo sua mulher com muita inspiração e termina dizendo que na escola em que ela foi ensinada, ele jamais tirou um dez.

A minha esposa faz parte desse grupo: o grupo das grandes mulheres. Desde nova, menina guerreira. Sempre soube o que quis da vida. No trabalho luta bravamente, com garra, fibra e muita, muita honestidade. Por dedicação aos filhos e pela preocupação de formá-los bem, abdicou de promissoras carreiras no serviço público. Não é à toa que sua estrela profissional nunca deixou de brilhar. Depois do trabalho, não sei onde arruma energia para os problemas domésticos que ficam por resolver.

Faz parte de sua essência preocupar-se com todos, com sua família - principalmente com a mãe -, assume todos os procedimentos. Sempre bem assessorada por vários colaboradores, eles vão contribuindo para um melhor final de estada da D. Alice nesse mundo. Mas não é só a família; todos que estão ao seu redor e principalmente os que batem à nossa porta são por ela tratados com dignidade e respeito. Pelo que conheço dela, ao ser abordada por aquele que solicita ajuda, sua consciência é questionada sobre nossa responsabilidade sobre aquela pessoa. A Elzi é assim. Ela se preocupa com todos.

Com relação a mim, faltam-me palavras. Às vezes acho que ela não é desse mundo. Segundo alguns princípios da religião espírita, cada pessoa encontra-se em um plano evolutivo diferente do outro. Entre outras coisas, a doutrina de Kardec também afirma que cada um de nós tem um  potencial de entendimento e percepção da própria vida. Não sei quase nada sobre esse assunto, o que sei é o que me chega através de alguns amigos seguidores dessas primícias. Mas ousando dizer algo sobre o tema, acho que Allan quer transmitir que existem algumas pessoas que, além de ter um entendimento melhor sobre os problemas da vida, possuem uma capacidade maior que os demais no que diz respeito a vários aspectos da vida como: amor ao próximo, aceitação de problemas, sensibilidade, responsabilidade, honestidade e caridade. A Elzi está nesse grupo diferenciado. Ela consegue entender o que eu não consigo explicar. Ela providencia o que preciso sem que eu peça e às vezes acho que ela sabe o que penso. Para mim ela é um anjo.

Quando conheci e me apaixonei por minha esposa, não pensava o quão fantástica seria aquela criatura. Na época, tudo eram alegria e romantismo, e as agruras da juventude não deixavam imaginar que no futuro as coisas poderiam não ser tão tranquilas como naquela época. Hoje, diante de tantos problemas enfrentados, retorno meu pensamento a vinte e três anos atrás, precisamente na matriz de nossa cidade. Naquele altar, de frente ao Santíssimo Sacramento, e tendo um sacerdote como ministro sacramental, foi feita promessa de doação total de um para o outro, seja na saúde ou na doença. Também presenciaram o fato alguns padrinhos e uma igreja repleta de convidados que serviram de testemunhas.

Hoje fico imaginando o que seria daquela promessa fosse eu que estivesse no lugar dela enfrentando os problemas com tanta propriedade com que ela enfrenta. Não sei se daria conta do recado, pois naquela época não imaginava a dimensão e a profundidade dos obstáculos que a vida viria a nos oferecer. A ela agradeço a promessa mantida, sem sua companhia não sei como estaria minha vida hoje.

Elzi, hoje, 10 de Fevereiro, é o dia do seu aniversário. Gostaria de lhe agradecer muito por seu companheirismo e sua dedicação, além disso, tenho vontade de lhe dizer muitas palavras bonitas, mas como você sabe não sou bom nisso. Sei que você evita a exposição pública, mas achei que nossos amigos precisavam saber mais um pouco sobre você.

Enfim, o que importa é o registro de agradecimento que faço do seu amor, do seu carinho e da sua dedicação.

Um beijão e um feliz aniversário!


Gilberto Lobato

17 comentários:

  1. Gilberto, meu amigo, sou o Elias, marido da Débora, vc fez as fotos do nosso casamento, um grande profissional, um grande homem. Minha esposa me contou que vc estava doente, fiquei muito triste, mas vou rezar muito por você e se Deus quiser vc vai ficar bom. Muito força nessa hora tão difícil, muita fé, porque DEUS é maior que tudo, nunca se esqueça disso. Eu estou aqui, e se precisar de mim, pode contar comigo. Vc é uma pessoa muito bacana, de um coração muito grande, tenho certeza que DEUS jamais vai te abandonar, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto que coisa mais linda,não tenho nem palavras pra me expressar mas vc esta nas minhas orações.Conte comigo se precisar um grande abraço Débora.

    ResponderExcluir
  3. Nooossa,Mestre Gilberto,que agradecimento, que reconhecimento,que elogios, foi profundo nas explicações cara,foi romantico ao citar sua exposa,falou muito bem das mulheres em geral.Pois pra falar(escrever) falar de mulher tem que saber, mulher é a "evolução da espécie humana" elas merecem ser elogiadas,agraciadas.
    Felicicades a você e sua esposa. Abraços

    Júlio César

    ResponderExcluir
  4. Ao seu lado, Deus colocou uma grande mulher! E vc, ao lado dela, é um grande homem. Deus abençoe ricamente a vida de sua famila. Amo vocês. Abração.
    Juliana Teixeira Mendonça
    (transcrito do Facebook)

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Araujo Lindas palavras, realmente a madrinha Elzi é um exemplo de mulher que merece ser seguido e admirado... E tb vc padrinho, pela sua força e superação. Como vcs não há, os admiro muito... Peço a Deus todos os dias em oração pela sua família... Fiquem com Deus, um bjão..
    Vanessa Araujo,
    (Transcrito do Facebook)

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais!!!! Parabéns a ela e a você. Adoro esta "baixinha", ela realmente é uma grande mulher. Para mim um grande exemplo de FÉ, dedicação, facilitadora,competência, honestidade, alegria e amizade. E grande mediadora.Sejam felizes!!!!!
    Maria José Boaventura.
    (Transcrito do Facebook)

    ResponderExcluir
  7. Lindo, lindo e lindo... Fiquei emocionada Gilberto com as palavras e pela gratidão, isso é bonito de se ver, parabéns p vc tbem. Quanto à tia Elzi, realmente um anjinho, sempre disposta a ajudar, pessoa realmente abençoada, ou melhor nós é q somos, por tê-la por perto!!!
    Cinara Nunes.
    (Transcrito do Facebook)

    ResponderExcluir
  8. Olá Tia Elzi e Gilberto! Emocionei-me muito ao ler o texto do blog abaixo... Sei que a Tia Elzi é merecedora de cada palavra descrita ali. Mas o gesto de demonstrar esta gratidão e nos dar a oportunidade de refletir que o amor existe e vale a pena SEMPRE é muito bom e raro nos dias de hoje.
    Tia Elzi, vc é realmente uma grande mulher e uma pessoa que tem um dom de se doar sem precedentes.
    Feliz aniversário e que o Senhor Jesus lhe abençoe e esteja ao seu lado lhe iluminando hoje e sempre!!!
    Abraços e felicidades!!!

    Rosane Oliveira Simões

    Consultora de Qualidade e Segurança
    DPAQSMA - 72631
    rosaneos@einstein.br

    (transcrito do MSN)

    ResponderExcluir
  9. Gilberto, estou sempre visitando o seu BLOG. Parabéns por tudo....!!! Várias vezes imaginei escrever alguma coisa para postagem ... Vários pensamentos já tive... Entretanto, para lhe ser sincera, me sinto pobre e muito pequena diante da sua grandeza,...do quanto é poderoso, do quanto é corajoso, diante de todas as adversidades.! É incrível, Gilberto, e eu acho que Deus vai lhe dar muitos e muitos anos de vida, para que você continui transmitindo o seu exemplo a todos os seus amigos, a todos os seus familiares, e a todos que tem a sorte de conviver com você de uma ou de outra forma.

    Como você mesmo diz, em outras palavras, a Elzi tem uma grande participação neste seu jeito de ser...Eu concordo, sobretudo, por entender que ficamos mais fortes quando temos alguém que sabe ler o que não escrevemos, e sabe ouvir o que não falamos...
    Tenho um grande orgulho de ter a Elzi como amiga e prima!

    Parabéns, Gilberto, por tudo, e que Deus continui lhe dando vida, pois você é um ser humano pouco comúm!

    Um grande abraço.

    Maria A. Fernandes

    (Transcrito do MSN)

    ResponderExcluir
  10. Gilberto,

    Queria te parabenizar pelo Blog. Ele fica nos meus favoritos e de vez em quando dou "aquela espiadinha".
    Abraço,

    Marcelo Veloso
    MinasSoft

    (Via MSN)

    ResponderExcluir
  11. Que bonita homenagem! A Elzi merece mesmo! É verdadeiramente um Anjo na vida de muita gente! Amiga maravilhosa!
    Bj.

    Chiquinha Lopes

    ResponderExcluir
  12. Olá Gilberto,

    "Lindo casal, lindas pessoas, que Deus continue a abençoa-los."

    Deusdaney Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Olá Gilberto,

    "Parabens Gil pelas lindas palavras que homenagearam a Elzi! Deus abençoe vcs sempre!bjooo"

    Juliana Souza

    ResponderExcluir
  14. Me disseram uma vez assim, ao lado de uma grande mulher sempre caminha um grande homem, voce foi explicito e correto ao homenagiar a grande esposa que tem, parabens pelo seu blog, pela sua historia de vida, mais ainda pela luta e poder mostrar aos outros que os problemas sempre tem soluçoes, basta agir com coerencia e atitude, DEUS te abençoe, estou aprendendo muito com voce meu amigo. DONI

    ResponderExcluir
  15. Gil...
    "Parabéns pelo blog e pelas linda palavras q vc escreveu...
    Desejo a voces toda a felicidade do mundo..e acredite sempre em uma coisa:Deus faz as coisas certas...
    Estamos rezando e torcendo por sua recuperação...
    Abraços..
    Gisele Corral e Família...."

    ResponderExcluir
  16. Meu caro Lobato, minha cara Elzi. Direto de Andorra para abracar os dois que têm uma história de amor das mais bonitas que eu já vi na minha vida. Viva Elzi, Viva Lobato.Obrigado pela amizade de vocês. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gilberto, A palavra de Deus diz: Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Salmo 27
    Olha amigo, tenho acompanhado a sua trajetória, de longe mas tenho. E me orgulho muito de você. Por ser uma pessoa rica em fé e acreditar que Deus pode tudo em nossa vidas. Pode ter certeza de uma coisa, você está e estará sempre em minhas orações. Pois eu acredito no Deus do impossível. Continue com essa fé, essa força de vontade que você tem de viver, pois você não imagina a força que você transmite pra gente. Que Deus te abençõe muito, e pode ter certeza de uma coisa, Deus já está operando na sua vida e na vida de tua família. Fica com Deus, em nome de Jesus.
    Gerson

    ResponderExcluir

Cine & Foto - Submarino.com.br