segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

REVEILLON E AS SACOLINHAS PLÁSTICAS


Hoje, 1º dia do ano, me atrevo a sair um pouco do assunto-guia deste blog para  convidá-los a assumir  um  compromisso, digamos, ecologicamente correto. 

O tema fotografia sempre foi  a proposta central do blog. Porém, hoje fujo deste tema  para aproveitar a data em que as pessoas costumam  fazer aquelas  "promessas" de mudanças para o ano seguinte, e expor esta idéia. Assim, pego carona  nesses chek-ups de consciência,  para   propor a todos a assumirem uma postura dessa conscientização  na linha ecológica, elegendo um objetivo  a ser buscado  em 2011. E este, eu espero que seja  incluído na lista das coisas inadiáveis que, suponho, deve ter sido feita pela maioria  na noite do dia 31.

Tentar ser uma pessoa mais calma, aproveitar mais a vida, ser mais tolerante com o próximo ou até
mesmo enfrentar aquela dieta imprescindível, são desejos que permeiam as últimas horas do ano de muita gente. Interessante notar que sempre temos a certeza de que tudo que foi prometido será plenamente concretizado no ano vindouro. Eu torço pelo sucesso de cada um.

Nosso planeta pede socorro diariamente e suas cobranças têm saído muito caro. É muito importante estabelecer um elo de amizade com a natureza. Criticar  a falta de compromisso das grandes potências, que são os maiores responsáveis pelo envenamento do Globo, não deve ser justificativa  para cruzarmos nossos  braços.

Já faz algum tempo que abracei a idéia do não uso das sacolinhas plásticas. Para os despercebidos chamo a atenção para um contador de não uso de sacolinhas que mantenho no corpo deste blog.

Aboli o uso das famosas sacolinhas de supermercado e tento conscientizar os que  vivem ao meu redor sobre a importância disso. Desta forma tento demonstrar à natureza um pouquinho de respeito pelo que ela me proporciona, ou seja,  procuro direcionar meus atos no combate  ao descarte irresponsável do plástico. Admito tratar-se de uma medida simples, mas se muitos fizerem um pouco, o pouco se tornará muito, os objetivos serão alcançados e o meio ambiente agradecerá.

Em nossa casa, também fazemos o possível para separar o lixo orgânico do lixo seco. Instalei também um coletor de água da chuva, usando-a para aguar as plantas. Nosso projeto (principalmente da Elzi) é construir um sistema de compostagem de lixo. Em outra oportunidade, falaremos mais sobre isso.

 
Convido-os a acolher com carinho esta proposta. Que neste ano, seja tomada alguma atitude no sentido de aliviar as agressões à natureza. É preciso se propor a  fazer alguma coisa, grande ou pequena. Todos nós somos diretamente responsáveis pela qualidade de vida que deixaremos para nossos filhos.

Entendo que a data em questão é muito pertinente para pedir a todos que olhem para os diversos tipos de ecossistemas  com uma dose de preocupação.

O link abaixo trás uma boa notícia sobre  a proibição das sacolinhas. Tomara que a Lei e a moda pegue em todo Brasil.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/12/30/interna_gerais,200801/uso-de-sacola-plastica-fica-proibido-em-bh-a-partir-de-fevereiro.shtml

Um abraço a todos.

Gilberto

Um comentário:

  1. Gil, gostei da idéia. Vou tentar não usar ou usar menos as sacolinhas plásticas.

    Obrigada pela dica.

    Abraço.

    Juliana

    ResponderExcluir